DIVIDA O AMBIENTE COM DIVISÓRIA DE GESSO

Chama-se divisória de gesso o sistema de divisórias de ambientes que envolve perfis de aço galvanizado e placas de gesso acartonado que revestem esses perfis, deixando-os invisíveis e com um espaço oco entre as placas. Tal sistema é muito conhecido como Drywall, que traduzindo significa “parede seca”, e que é muito utilizado em diversos países do Mundo pela rapidez de instalação e pelas possibilidades de adaptação que oferece. Atualmente, quase todo tipo de construção utiliza a Divisória de Gesso em alguma parte e algumas obras até são construídas inteiramente com esse mesmo Material.

ACABAMENTO DO DRYWALL

Assim como a Alvenaria, a divisória de gesso, quando acabada e pintada, ou revestida, oferece o mesmo visual e não se percebe logo de cara que uma parede desse tipo é, na verdade, uma parede de drywall. Um dos melhores exemplos de uso desse sistema são os shopping centers. O porte de uma construção desse tipo exige muitas vezes uma rápida montagem de seus ambientes internos, que na maioria são espaços de lojas a serem ocupadas. A Divisória de Gesso é o material que costuma dividir esses espaços e utiliza uma variante do sistema que envolve a construção de fileiras duplas de perfis metálicos e o revestimento de até 3 camadas de chapas de gesso acartonado. Posteriormente pode ser feita uma pintura básica sobre as camadas visíveis dessa parede, deixando a cargo dos lojistas futuras modificações sobre elas. A divisória de gesso é, em muitos casos, um tipo de Produto que oferece a possibilidade de revestimentos posteriores mesmo quando o acabamento básico, isto é, quando a pintura já for concluída. E isso é uma grande vantagem sobre outros tipos de divisórias. O drywall permite, por exemplo, o revestimento de azulejos, o que o torna possível de ser utilizado em locais úmidos como banheiros e cozinhas. O peso desse revestimento, entretanto, exige placas de gesso acartonado com maiores espessuras e também que sejam específicas para suportar umidade.

DRYWALL COMO REVESTIMENTO DE PAREDES EXISTENTES

Muitas residências e locais que frequentemente exigem melhor atenuação acústica utilizam também o drywall, mas o utilizam como revestimento de paredes de alvenaria existentes, que nada mais é do que uma ou duas fileiras de perfis metálicos construídos sobre a face já existente, e posteriormente revestidas com as placas de gesso acartonado. Como as mantas acústicas ajudam muito no isolamento acústico, a sua inclusão nessa parede faz com que essa divisória de gesso atenue os sons na Parede por onde não devem se transferir. Claro que deve-se analisar a questão acústica também no teto e no piso para isolar acusticamente ainda mais um ambiente, sendo isso necessário. O decorador ou arquiteto podem tirar o melhor proveito possível do drywall, e adaptá-lo quase que totalmente a muitos tipos de ambientes específicos. É um tipo de produto que se adequa praticamente a qualquer projeto e possibilita diversos revestimentos posteriores e até a sustentação de objetos como portas, visores de vidro, prateleiras, equipamentos eletrônicos, bancadas, entre outros. Também permite a sustentação de estruturas de forros de diversos tipos, de mais leves a mais pesados, e até de pisos dependendo da estrutura metálica.