SAIBA ONDE USAR A DIVISÓRIA DE GESSO PREÇO

Dando continuidade ao artigo anterior, onde foram abordados alguns tipos de divisórias de gesso e os ambientes onde melhor se adequam, as divisórias em drywall, ou de gesso, se tornam cada vez mais produtos utilizados na Construção Civil, em diferentes tipos de obras. Muitos países utilizam o Material em construções que vão de grandes edifícios com vários andares a menor das residências, passando por hospitais, indústrias, estádios, shopping centers, escritórios e outras mais. Sua concepção básica envolve perfis metálicos estruturais com espessuras variadas, enfileirados a determinadas distâncias padrões, formando o esqueleto de uma parede que posteriormente será revestida com placas de gesso acartonado, que podem ser de uso geral ou específico e com espessuras variadas. E as características dos componentes desse sistema influenciam a divisória de gesso preço. Abaixo, indicamos quais os tipos de drywall são mais recomendados para alguns ambientes, para que o Decorador ou Arquiteto possam ter uma ideia mais precisa do quanto a divisória de gesso preço pode afetar o custo total de sua Obra.

DIVISÓRIAS DE GESSO PARA SHOPPING CENTERS

Shopping centers costumam ser um dos locais que mais utilizam drywall para a construção de seus ambientes internos, que são, na verdade, as divisões entre as lojas. Diferente de uma Residência ou Sala Comercial, as paredes de Gesso construídas nesses locais possuem mais componentes estruturais. Afinal, a altura interna de um Shopping pode ser de 6 a 8m e pode passar também dos 8m em algumas partes. Basicamente, as paredes de gesso para as divisões das lojas são construídas com duas camadas de perfis metálicos e posteriormente revestidos com 2 camadas de placas de gesso (que podem ser para uso geral, resistente à umidade ou à Fogo). Cada lado dessas paredes recebem uma camada de placas de gesso como revestimento externo e entre as duas camadas de perfis recebem mais uma camada de placas, formando uma espécie de “sanduíche”. Esse tipo de parede, sem manta acústica, já propicia um isolamento acústico de 46db. O isolamento acústico pode ser colocado nas paredes de drywall mas provavelmente pouco influenciarão na divisória de gesso preço, devido a quantidade de placas e de perfis utilizados em suas confecções. Se for preciso optar, entretanto, ajuda a reforçar a atenuação acústica de uma loja. As duas camadas de perfis dessa Divisória podem receber as mantas acústicas.

DIVISÓRIAS DE GESSO PARA ÁREAS HOSPITALARES

Hospitais são grandes construções, que possuem salas de atendimento para várias especialidades médicas e muitos leitos de internação, além de salas de exames, de medicamentos, de radiografias, administrativas, entre outras. E as divisórias em drywall são muito utilizadas em obras desse tipo. Em casos como esse, as distribuições das placas de Gesso Acartonado pela estrutura metálica também costumam mesclar tipos comuns e específicos, que já alteram um pouco a divisória de gesso preço. Um leito, por exemplo, pode ter paredes onde uma face é revestida com placas para uso geral e outra com placas resistentes à fogo ou à umidade. Estruturalmente, as divisórias de drywall para construções de áreas hospitalares costumam ser simples, isso é, formada por apenas uma fileira de perfis, que é revestida em cada face por uma camada de placas de gesso, podendo ser dos três tipos dependendo das funções dos ambientes internos. As espessuras dos perfis costumam ser de 90, 70 ou 48mm. Algumas situações, entretanto, podem exigir um Produto específico por razões de segurança e risco radioativo, por exemplo. E essas situações podem afetar mais a divisória de gesso preço. Salas de Raio-X, presentes em muitos hospitais, oferecem risco a saúde das pessoas que nelas estão. Quando nos dirigimos a um local como esse em um Hospital percebemos que toda a Sala é construída com materiais rígidos e pesados, que impedem a passagem de Radiação emitida pelos equipamentos internos. E existe uma parede de drywall bem específica para esse tipo de uso. Essa divisória é formada por duas fileiras de perfis metálicos revestidos externamente com camadas duplas de placas de gesso acartonado e internamente, entre os perfis, é colocada uma folha de chumbo, que bloqueia a radiação emitida pelos equipamentos. Casos como esse ocorrem nos hospitais. Então é preciso que as normas técnicas exigidas por órgãos competentes para os materiais a serem instalados nesses locais sejam seguidas com certo rigor para dar maior segurança as pessoas que andam pelas dependências hospitalares. Mesmo assim, uma parede como essa pouco influenciará a divisória de gesso preço, considerando que a sua quantidade não é tão representativa comparada ao montante total de divisórias mais simplificadas construídas em um Hospital. E por falar em normas técnicas, a atenuação acústica dos ambientes hospitalares é um fator que sempre deve ser levado em conta. Assim, tanto as divisórias como o teto em drywall devem ser dotados de isolamento acústico, para evitar ao máximo o cruzamento e a passagem de sons pelos ambientes.