TENHA PRATICIDADE COM DIVISÓRIAS PARA COMÉRCIO

Lojas constantemente utilizam divisórias na construção de seus ambientes internos, e o fazem na maioria das vezes por questões de flexibilidade e de reuso dos produtos. Independente do tamanho de uma loja, as divisórias para comércio poderão sempre ter um espaço nessa loja. De modelos simples como Eucatex a sofisticados como as Divisórias de Vidro, as lojas dispõem de uma grande cartela de opções de produtos para a instalação nesses locais. Obviamente que abordar todos os tipos em um único artigo é praticamente impossível, mas podemos generalizar pelos tipos de materiais adotados na maioria dos sistemas: Gesso, Madeira (e similares) e Vidro.

DIVISÓRIA DRYWALL

Ao abordar divisórias para comércio, o primeiro e talvez mais utilizado material na maioria delas é o Gesso. O Gesso, aliás, é um material não utilizado apenas na confecção de divisórias, mas em vários outros detalhes de uma loja. Molduras, balcões, forros e nichos são exemplos disso. As paredes costumam ser feitas de drywall, que nada mais é do que divisórias de gesso acartonado, que são placas de gesso revestidas com papel cartão que garantem maior rigidez ao Material. Essas placas são fixadas sobre perfis metálicos com diferentes espessuras. Quando a montagem é concluída e posteriormente as divisórias acabadas com a pintura, tem-se a impressão de que as paredes são de alvenaria, mais complexas e que envolvem estrutura de aço, tijolos e sujam muito mais no processo de construção, além de levar um tempo maior para montagem e posterior demolição caso necessário esta última. As lojas, que passam constantemente por reformulações de Layout, optam pelas Divisórias para Comércio em drywall por serem de rápida montagem e por propiciarem efeitos estéticos iguais ao da Alvenaria. E assim como as paredes de Alvenaria, pode-se com o drywall criar nichos, construir paredes mais baixas (não fixadas ao teto), pendurar suportes, colocar isolamento acústico, fixar placas desniveladas, isto é, com ângulos diferentes em cada parte de uma parede, entre outras vantagens que reforçam a versatilidade do material. Se o que se procura, portanto, é um material de baixo custo e que atenda necessidades instantâneas de uma loja, as Divisórias para Comércio em Drywall são produtos ideais para instalação.

DIVISÓRIAS DE MADEIRA

Além do Gesso, as divisórias para comércio que envolvem Madeira também são de bom uso nas lojas. Madeira, assim como o gesso, é outro material muito presente em quase todo tipo de construção, e serve até mesmo para fins estruturais em uma obra. E quando falamos sobre divisória, naturalmente nos referimos a um produto que divide dois ambientes ou partes de um deles, e nesse caso, biombos, que muitas vezes são de madeira, já tem essa função. Por isso em lojas de roupas, por exemplo, se utilizam biombos constantemente. Os provadores desse tipo de lojas são os locais que mais possuem divisórias com Madeira, que tem a função de criar cabines individuais para que as pessoas possam experimentar as roupas antes de as comprarem. Um dos tipos de Divisórias para Comércio mais utilizado para esta função é feita com painéis de Laminado Estrutural TS e perfis de alumínio anodizado, conhecido como Divisórias TS. A resistência e a durabilidade desse Produto o torna ideal para a instalação em locais de alto tráfego em uma Loja como os banheiros públicos, como percebemos quando visitamos a maioria dos shoppings centers. E também nos shoppings centers, frequentemente observamos um outro tipo bem comum de Divisórias para Comércio, especialmente quando uma Loja está em construção ou em reforma: as Divisórias de Eucatex. É um dos sistemas de divisórias com menor custo mais utilizado atualmente. É versátil e possui variados padrões de acabamentos, que vão de cores únicas a madeirados. Os perfis podem ser de aço galvanizado ou de alumínio. As chapas de Eucaplac são leves, ocas e produzidas geralmente nas espessuras de 35 ou 48mm. É um produto ideal voltado especialmente para construções temporárias que serão desmanchadas após um certo Período, ou mesmo para obras que procuram reduzir custos com Material e Mão de Obra. Cabe ao Decorador ou Arquiteto de uma Loja determinar as necessidades da Obra e utilizar os produtos mais adequadas dentro da gama de opções de divisórias com madeira que está a sua disposição.

DIVISÓRIAS DE VIDRO

Os dois materiais citados acima são muito utilizados na maioria das lojas. Mas não podemos deixar de citar aquele que é o mais importante em todas elas, isto é, aquele que melhor combina com a Loja e que melhor pode expor os produtos a serem vendidos. Embora haja uma tendência de que as fachadas das lojas, atualmente fechadas com divisórias de vidro em grande maioria, sejam mais abertas e percam essas divisões, quase todas elas ainda optam por utilizar divisórias com vidro em suas entradas. É importante observar que o Vidro é talvez o material de construção mais contemporâneo que existe atualmente. E não somente é utilizado na construção de divisórias. Talvez a mais notável presença do Material pode ser vista em grandes cidades do Brasil e Mundo afora. Cidades como Nova York, Londres, Tóquio, Xangai, Hong Kong e até São Paulo, tem sempre uma característica em comum: a associação do material Vidro com a urbanização e a Vida agitada desses locais, e também com o desenvolvimento econômico desses lugares. E nas lojas não pode ser diferente. Como a tendência é de que esses locais sejam mais abertos e minimalistas, dando aos clientes mais espaço para que possam escolher os produtos com mais calma, sentindo-se mais à vontade, as divisórias para comércio em Vidro propiciam essa sensação. A transparência do Vidro permite as lojas exporem melhor seus produtos, e também reduz o enclausuramento do Espaço interno. Quando os clientes possuem uma visão melhor dos produtos expostos, há maiores chances de visitarem essa Loja. E o Vidro, por si só, é um material naturalmente atrativo aos olhos das pessoas. Existem muitos tipos de divisórias que envolvem vidro, com diferentes sistemas estruturais e diferentes espessuras das placas, que podem ser utilizados em diversas situações e ambientes diferentes, que envolvem as áreas da Saúde, da Educação, da Indústria e claro, do Comércio. Os custos das divisórias de vidro variam mais em função do tipo de sistema estrutural na maioria das vezes em detrimento do tipo de vidro escolhido, embora o contrário também ocorra com frequência. Cabe ao projetista identificar as melhores soluções a serem adotadas para uma Loja com base em necessidades e questões estéticas. Ao escolher divisórias para comércio, leve em conta fatores técnicos e estéticos dos produtos. O ideal é sempre equilibrar as duas coisas com o orçamento destinado para a Obra. Mas com a gama de opções disponíveis atualmente, dificilmente não se encontra os produtos adequados para o Projeto de uma Loja.